Você precisa ficar de olho nesses 5 sinais quando estiver analisando casos de neoplasias hematológicas, ok?
1 – Ausência de antígenos normais
Bem comum em neoplasias de linfócitos T, é possível que uma célula doente perca antígenos. No caso abaixo, vemos uma população de linfócitos T que perdeu a expressão de CD7, por exemplo.

2 – Presença de antígenos anormais
De encontro ao primeiro sinal de anormalidade, é possível ainda que células doentes comecem a expressar antígenos que não são vistos em células normais. No exemplo abaixo podemos ver uma célula CD34+ (stem cell) que expressa um marcador de linhagem granulocítica (CD13) e outro de linhagem linfoide B (CD19+). Mas você sabe que não existe nenhuma célula granulocítica e linfoide ao mesmo tempo, certo? Então isso aqui indica anormalidade nessa população de células.

3 – Tamanho anormal de células
Como você já aprendeu no HemoFlow, a citometria de fluxo é capaz de separar células de diversas formas, uma delas é pelo tamanho dessas células. Sendo assim, no exemplo abaixo, temos células linfoides B normais (em vermelho) e uma população de células que também expressam CD19 mas que são maiores (SSC maior) do que a população normal.

4 – Populações restritas

5 – Aumento do número/frequência de populações
Por fim, é possível que haja alguma anormalidade quando encontramos uma população celular aumentada em quantidade/frequência. Por exemplo, provavelmente não é normal que um paciente saudável tenha 87% de linfócitos B.

Gostou desse conteúdo? Você pode acompanhar nossas puplicações no nosso perfil do Instagram @HemoFlow
Gráficos: software Kaluza – Beckman Coulter – saiba mais